domingo, 5 de setembro de 2010

O cristão como eleitor.

. O cristão como eleitor.
Uma verdadeira igreja é marcada pela ação do Espírito Santo, que, entre outras coisas, separa dentre os seus membros alguns que são enviados como profetas e evangelistas (At. 13:1-3). O Espírito não indica na igreja candidatos a cargos políticos, como não indica professores, administradores de empresas, jornalistas, etc. Isto não impede que haja candidatos evangélicos. O que a igreja deve fazer é produzir cristãos maduros que possam ocupar os mais diferentes postos na sociedade, onde, se fiéis a Cristo, irão destacar-se pela lisura, responsabilidade e trabalho. Se um candidato não tem habilidades para a função, não tem consciência do que lhe espera, nem comprovada maturidade e testemunho de vida irrepreensível, não merece nosso voto, mesmo que seja membro de uma igreja evangélica.

A Cidadania no Brasil Atual
A constituição Brasileira de 1988 assegurou aos cidadãos brasileiros os direitos já tradicionalmente reconhecidos, como o direito de votar para escolher representantes do Legislativo e no Executivo e o direito de se candidatar para esses cargos. Não ficou, porém, apenas nisso, sendo importante assinalar que essa Constituição ampliou bastante os direitos da cidadania.
Como inovação, foi dado ao cidadão o direito de apresentar projetos de lei, por meio de iniciativa popular, tanto ao Legislativo federal quanto às Assembléias Legislativas dos Estados e as Câmaras Municipais. Foi assegurado também o direito de participar de plebiscito ou referendo, quando forem feitas consultas ao povo brasileiro sobre projetos de lei ou atos do governo. Além disso, foi atribuído também aos cidadãos brasileiros o direito de propor certas ações judiciais, denominadas garantias constitucionais, especialmente previstas para a garantia de direitos fundamentais. Entre essas ações estão a Ação Popular e o Mandado de Segurança, que visam impedir abusos de autoridades em prejuízo de direitos de um cidadão ou de toda a cidadania.
A par disso, a Constituição prevê a participação obrigatória de representantes da comunidade em órgãos de consulta e decisões sobre os direitos da criança e do adolescente, bem como na área da educação e da saúde. Essa participação configura o exercício de direitos da cidadania e é muito importante para a democratização da sociedade.
Em todos os Estados do mundo, inclusive no Brasil, a legislação estabelece exigências mínimas para que um cidadão exerça os direitos relacionados com a vida pública, o que significa a imposição de restrições para que alguém exerça os direitos da cidadania. De certo modo, isso mantém a diferenciação entre cidadãos e cidadãos ativos. O dado novo é que no século vinte, sobretudo a partir de sua Segunda metade, houve o reconhecimento de que muitas dessas restrições eram anti-democráticas e por isso elas foram sendo eliminadas. Um exemplo muito expressivo dessa mudança é o que aconteceu com o direito de cidadania das mulheres. Em grande parte do mundo as mulheres conquistaram o direito de votar e de ocupar todos os cargos públicos, eliminando-se uma discriminação injusta que, no entanto, muitos efeitos ainda permanece na prática.
Por último, é importante assinalar que os direitos da cidadania são, ao mesmo tempo, deveres. Pode parecer estranho dizer que uma pessoa tem o dever de exercer os seus direitos, porque isso dá a impressão de que tais direitos são convertidos em obrigações. Mas a natureza associativa da pessoa humana, a solidariedade natural característica da humanidade, a fraqueza dos indivíduos isolados quando devem enfrentar o Estado ou grupos sociais poderosos são fatores que tornam necessária a participação de todos nas atividades sociais. Acrescente-se a isso a impossibilidade de viver democraticamente se os membros da sociedade externarem suas opiniões e sua vontade. Tudo isso torna imprescindível que os cidadãos exerçam seus direitos de cidadania.

a) Antes de votar.
Orar é sempre a melhor solução, antes de se fazer qualquer coisa, pois a vontade de DEUS é soberana (Mt 6.10; 7.21; 10.29; 12.50; 18.14; 21.31; 26.42; Mc 3.35)
Devemos questionar seriamente os candidatos que prometem usar os seus cargos para a pregação do evangelho. Naturalmente um cristão que ocupa um cargo público será um embaixador de Cristo, mas isto todos nós somos, em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer função.
Esta questão reflete muito mais nossas contínuas decepções com os políticos do que a nossa dúvida diante da múltipla possibilidade de escolha entre bons candidatos. Em quem votar? Se dissermos "Em ninguém" ou "em branco", não estaremos respondendo com seriedade ao nosso compromisso cristão, pois acabaríamos favorecendo, com nossa omissão, algum partido ou candidato. No Brasil há dezenas de partidos. Devemos olhar o partido, seus objetivos e propostas. Mas, acima dos partidos, devemos olhar o candidato. Neste ponto, o texto das Escrituras nos serve de analogia, pois o homem público deve ser "diácono" - um servidor. No seu posto deveria buscar não os seus interesses próprios, mas o da coletividade. É ele respeitável? De uma só palavra? Experiente? Governa bem a sua própria vida? Não é ele ganancioso? Beberrão? Não sejamos pessimistas ao extremo. Vamos votar de maneira consciente, sem aceitar manipulações. Nossa confiança não é posta em homens, mas em Deus que nos governará através deles.
b) Jamais vender seu voto.
O voto do cristão deve ser dado de forma consciente, ou seja, sem anular ou sem deixar a cédula em branco, mostrando respeito pelas coisas públicas e pensando no bem-estar da população (Gn 6.9,10; 1 Jo 3.17,18; Rm 13.10), e não visando interesses pessoais. Não é assim que acontece quando muitos dão o seu voto por um par de sapatos, por uma receita médica, óculos, materiais de construção etc., sem nenhuma noção do que está fazendo (Am 2.6; 8.6).
Muitas vezes o cristão vota em pessoas que não têm nenhum temor a Deus e aos homens, e nem às coisas públicas (Pv 1.7; Dn 1.17-20).
A representação da igreja no mundo político é de suma importância para defender os interesses públicos, morais, sociais, educacionais e assistenciais, entre outros, e possui fundamentação bíblica (1 Tm 3.16,17; Sl 119.105). “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor”.

c) Preferência por candidato cristão.
Nossa formação moral, ética e espiritual nos dá plena condição para melhor servir à sociedade em qualquer área, inclusive na política.
Jó 34.30 para que o ímpio não reine, e não haja quem iluda o povo.
Sl 71.4 Livra-me, Deus meu, da mão do ímpio, do poder do homem injusto e cruel,
Pv 17.15 O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, são abomináveis ao Senhor, tanto um como o outro.
Pv 18.5 Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem privar o justo do seu direito.
Pv 28.15 Como leão bramidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre.
Pv 29.2 Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Is 26.10 Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor.
d) Exemplos de políticos sábios.
Pv 11.14 ; Gn 41.41-44; Ed 7 -10; Ne ; Dn 6.1-3.
Faraó põe José como governador do Egito
Gn 41.38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus? 39 Depois, disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40 Tu estarás sobre a minha casa, pe por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
e) Quando os justos são eleitos.
Pv 11.14 Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.

f) Quando os ímpios são eleitos.
Pv 28.28 Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam.
Sl 50.16 Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca,
17 visto que aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para trás de ti? 18 Quando vês um ladrão, tu te comprazes nele; e tens parte com os adúlteros. 19 Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua trama enganos.

g) O que a igreja pode sofrer com os maus políticos.
Os políticos que não conhecem a palavra de DEUS estão a agradar os diversos grupos que existem sem se importar com o que é certo ou errado, o que lhes interessa é votos e dinheiro na suíça ou em outro paraíso fiscal; não estão (em sua esmagadora maioria) nem um pouco interessados em resolver os problemas sociais de nosso país e muito menos preocupados ainda com o que DEUS acha. Vem por aí diversos projetos que serão votados , que são projetos de altíssima importância para nosso país e para nossas famílias; como o projeto de lei que dá direitos constitucionais à união de pessoas do mesmo sexo, a legalização da maconha, e outros projetos de ímpios inspirados por Satanás.

h) O perigo do envolvimento da igreja local.
Ne 8.2 E Esdras, sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.3 E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens, e mulheres, e entendidos; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei. 4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam


em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e Zacarias, e Mesulão.
O púlpito é local para pregação e explanação da palavra de DEUS. O púlpito é local de onde sai a mensagem de DEUS para os homens e não local de espíritas, maçons, macumbeiros, feiticeiros e idólatras difundirem suas doutrinas satânicas e ainda por cima ganharem os votos (apoio) dos crentes. Os nossos líderes devem tomar o cuidado devido com o rebanho que JESUS CRISTO lhes entregou para apascentarem e não vender as ovelhas do BOM PASTOR.
Jo 2.16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. (os cd's e fitas e harpas são os pombos, os carneiros e bois da oferta ao Senhor que profanam o o local de adoração. (Ml 1.10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.)
2 Pe 2.3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.

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