domingo, 5 de setembro de 2010

A MORTE AINDA NOS ASSUSTA

A MORTE AINDA NOS ASSUSTA


ROM. 6: 23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor”.

A morte é implacável, sem misericórdia e nos cerca todos os dias. Ela atrai muitos de nossos familiares, amigos, vizinhos e desconhecidos. Para muitos, sempre vem em momentos inesperados, apanhando-os de surpresa.
A morte pode vir através do ódio, da vingança, da inveja, de doenças, de acidentes, das tragédias da vida ou de modo natural. Seja como for, ela sempre chega e, quando nos deparamos com ela, nos vemos abatidos e passamos a meditar.
Quando você se sentir cheio de orgulho e vaidade e começar a menosprezar seus semelhantes, por se julgar melhor que eles, observe o cemitério, para que perceba onde será o seu fim – fisicamente. Sem dúvidas, isso produzirá uma mudança de atitude que lhe fará repensar e lhe ajudará a ser mais humilde, ainda que seja por pouco tempo, já que nós humanos tendemos a esquecer rapidamente experiências como essas e lamentavelmente continuamos sendo orgulhosos.
Para muitos, a morte continua sendo uma incógnita, um mistério; por isso se assustam, é um terror. Na realidade, é quase impossível se acostumar a ela.
Digo isso porque há pessoas que em raras ocasiões invocam sua presença (chamam por ela): “Quando optam pelo suicídio”.
Há ainda outros que dizem sem prudência: “Seria melhor a morte que continuar vivendo nessas circunstâncias”. (Eu preferia morrer a continuar vivendo dessa forma.)
Como lemos no verso acima, a morte é o salário do pecado – por esse espírito de desobediência que nos acompanha desde o éden. Para os antigos, que viveram na terra antes de Jesus Cristo, ou seja, antes da era da graça; a morte era muito mais misteriosa.
Graças a Jesus Cristo vivemos na era da graça, em que a morte foi revelada em seu sentido natural e espiritual, ainda que no natural continue sendo um terror para muitos.
Tenho acompanhado muitas pessoas que em seus últimos dias de vida, em seus leitos – seja em suas casas ou em um hospital – estão aflitos por estarem cara a cara com a morte, muitas vezes, devido a um diagnóstico medico terminal.
Aqui nos Estados Unidos isso é muito forte, principalmente para os imigrantes hispanos (hispano-americanos), pois os médicos não escondem do paciente seu verdadeiro estado de saúde. Bem diferente do que acontece em nossos países, onde os doutores muitas vezes não revelam ao paciente o diagnóstico negativo de saúde.
A verdade é que precisamos entender a segunda parte do versículo de Romanos 6:23: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor”. E continuar entendendo até o ponto de que nós podemos gritar, como fez o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15: 55-57: “ Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Não estacionemos (paremos) diante de nossa ignorância espiritual, para que Cristo venha e nos diga o que disse aos discípulos no caminho de Emaús, em Lucas 24: 25-26: “Então ele lhes disse: “Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?”.
Graças a Jesus Cristo que, através de sua ressurreição, nos garante vitória sobre a morte e nos promete vida abundante e eterna. Finalizando queremos deixar aqui o que nos disse o saudoso poeta evangelico paulista Gioia Junior em uma de suas mais bonitas poesias: 'VEM DOCE MORTE." Claro que nao a vamos invocar porem sera sempre bem vinda quando chegue ate nos por ordem do Nosso Deus Todo Poderoso.

Pr ELCIO NUNES

Nenhum comentário:

Postar um comentário